Aloe Arborescens vs Aloe Barbadensis (Aloe Vera)

Aloe Arborescens vs Aloe Barbadensis (Aloe Vera)

Aloe Arborescens vs Aloe Barbadensis (Aloe Vera)

 

Cientificamente, 'Aloe Vera' não existe. Por isso, decidimos corrigir esta expressão, embora sabendo que estamos a combater o milionário marketing sobre esta variedade das plantas Aloes.

Expliquemo-nos: 'vera' quer dizer 'verdadeira' e tem sido este o nome dado à variedade Aloe Barbadensis (Aloe Vera), pelos errados/enganosos motivos que abaixo descrevemos.

O Aloe Barbadensis - de folha grande e flor amarela, a mais comummente vendida em todo o mundo - é incorporada nos seus produtos pelas grandes multinacionais, com marketing milionário.

               Plantação biológica CuraNatura em janeiro 2020
                  a 2 km da praia de Santa Cruz / Torres Vedras


Estas companhias ganham milhões, muito porque as pessoas acreditam estar comprando o produto recomendado por Frei Romano Zago: Aloe Arborescens. Ou seja: aproveitaram a "onda" e surfam no sucesso deste grande investigador, vendendo "gato por lebre".

Aloe Arborescens, com flor vermelha, tem folhas com cerca da metade do tamanho do Aloe Vera, por isso, é menos lucrativo para as indústrias de cosméticos, detergentes, tecidos, colchões, lâminas de barbear e outras, que só utilizam o gel de Aloe Vera devido ao excesso de Aloína na casca das folhas, cuja ingestão causaria diarreia inevitável.

O Aloe Arborescens possui um maior número de propriedades terapêuticas porque usa a casca da folha, que contém grande número de nutrientes medicinais, nomeadamente, Aloína na dose recomendada, importante laxante para eliminar a prisão de ventre.

Destacamos, entre muitos exemplos, o que diz o Dr. Aldo Facetti (consultar Google):

“Quanto às propriedades medicinais, fruto de minhas análises, garanto que o Barbadensis, o mais usado pela indústria por ter mais quantidade de gel, apresenta uns 25% do princípio activo contra o cancro, enquanto o Arborescens, o possui em 70%.”

O Instituto Palatini, de Salzano, Veneza, afirma:

“O Arborescens é 200% mais rico em propriedades medicinais que o Barbadensis.”

Dra. Raquel Teixeira - Centro de Biotecnologia e Química Fina, Universidade Católica Portuguesa, Porto, afirma:

Aloe Barbadensis, mais conhecida por Aloe Vera, é talvez a planta com maior número de produtos no mercado.
De facto, existem características extraordinárias nesta planta, mas quando comparada com Aloe Arborescens aquela perde qualidades.
Aloe Arborescens apresenta os componentes que Aloe Vera tem, mas em maiores concentrações, o que faz com que o Aloe Arborescens seja uma planta com características por explorar na indústria.


Concluindo estas avalizadas afirmações, vejamos a grande diferença de ingredientes para a saúde que estas variedades de Aloes proporcionam:
 

Aloes - Quantidade mineralógica
Mg / 100 ml Arborescens Barbadensis 
(Aloe Vera)
Cálcio 103,000 12,760
Magnésio 69,000 5,860
Potássio 287,000 46,320
Sódio 23,000 24,270
Zinco 0,460 0,650
Ferro 0,400 0,080
Manganês 5,600 1,190
Selénio 20,000 19,000
Boro 103,000 79,000
Cobre 0,020 0,004
Proteínas 7,300 0,000

 

                         800px-Aloe_arborescens_Compton_91_1_93_.jpgAloe_Vera_91_1_93_.jpg
                                       Aloe Arborescens                       Aloe Vera (Barbadensis)